segunda-feira, 23 de junho de 2008

Os Aumentos e as Resistências

2002 – R$ 1,50
2003 – as Barcas anunciam o aumento para R$ 1,80 das passagens.
11 de Junho de 2003 primeiro ato das Barcas realizado majoritariamente por estudantes do Instituto de Ciências Humanas e Sociais da Universidade Federal Fluminense (ICHF –UFF) que foi organizado pelo Diretório Acadêmico Raimundo Soares – Ciências Sociais (DARS-CS). O chamado “Pulão”, os estudantes pulam as catracas e protestam dentro do terminal. Há um redução das passagens para R$ 1,00.
No final do ano final do ano a empresa começa a aumentar progressivamente a passagem, elevando até R$ 1, 80. Realiza horários “promocionais”, de menor fluxo, a R$ 1,50.
2004 – A Empresa mantém o preço autorizado em 2003, R$ 1,80. É criado pelos Estudantes o Comitê de Luta contra a Máfia dos Transportes.
2005 – Novo aumento, agora para R$ 2,00. Estudantes do ICHF –UFF, através do DARS-CS e do comitê organizam ATO nas BARCAS, organiza-se uma ocupação do terminal que ganha apoio popular. Seguranças, inclusive armados, enfrentam os estudantes. Um estudante é ferido e outros saem com escoriações. As Barcas acusa um estudante de agressão aos seguranças, e a polícia resolve “levar” o estudante. Todos os manifestantes, em torno de 60 vão para delegacia. São realizados novos atos públicos em frente ao terminal.
2006 – Novo aumento para R$ 2,10. Realizada panfletagens pelo comitê.
2007 – Novo aumento para R$ 2,30. Realizada Panfletagens.2008 – Novo aumento para R$ 2,50. Realizada Panfletagens.


A Barcas S.A foi a concessionária vencedora do processo de privatização realizado no governo Marcello Alencar (1994-1998). Abaixo a composição acionária das Barcas S.A e algumas informações sobre seus sócios. Em 12 de Fevereiro de 1998 a CONERJ transformou-se em Barcas S.A. Seus acionistas são:

Wilson Sons de Administração e Comércio Ltda. (Av. Rio Branco, 25 5º Andar);
Construtora Andrade Gutierrez S.A (Rua dos Pampas, 484 – BH)
Auto Viação 1001 Ltda.
RJ Administração e Participação S.A

A Wilson Sons de Administração e Comércio Ltda. é controlada pela empresa Ocean Wilsons Limited que é controlada pela empresa Ocean Wilson Holdings Limited, esta empresa é sediada nas Bermudas e cotadoana Bolsa de Valores de Londres e Bermudas. Ainda possuem estaleiros. A companhia mantém negócios em portos públicos e privados e possui um terminal de
logística offshore.
A Wilson Sons detém concessões para operar dois dos principais terminais portuários de container do Brasil, o Tecon Rio Grande, localizado no Porto de Rio Grande, no Estado do Rio Grande do Sul, e o Tecon Salvador, localizado no Porto de Salvador, no Estado da Bahia

Saveiros: Albatroz, Gaivota e Fragata.

Logística Multimodal em: Fortaleza, Recife, Salvador, Camaçari, Betim, Uberlândia, Rio de Janeiro, Santos, Paranaguá e Rio Grande.

Logística de Armazenamento e Distribuição
Logística de Comércio Internacional. Desde 1994, com a Allink Transportes Internacionais consolida cargas marítimas e W.Cargofreight Logística foi criada a fim de dar suporte ao Grupo Wilson, Sons na área de logística internacional, integrando as diversas etapas do processo logístico.
67 rebocadores

Companhia Saveiros Camuyrano Serviços Marítimos Ltda.

Companhia Navegação das Lagoas e Companhia Navegação das Lagoas do Norte são controlados pela Vis Limited que é controlado pela Ocean Wilsons Limited. Wilson Sons de Administração e Comércio Ltda, empresa Holding do Grupo Wilson, Sons no Brasil, e controladora da Requerente Saveiros.


Grupo JCA
Auto Viação 1001
Auto Viação Catarinense
Rápido Ribeirão Preto
Viação Cometa
Rápido Macaense
Expresso do Sul

Construtora Andrade Gutierrez S.A

Andrade Gutierrez Participações S.A - Os acionistas da AG Concessões são a Andrade Gutierrez Participações S.A, que detém 77,8% do capital da companhia, o International Finance Corporation (IFC) - braço do Banco Mundial (BIRD) para o setor privado, com 13,6%, e a Fundação Atlântico com 8,6% do capital.

Energia: RME – Rio Minas Energia e Participações S.A. que detém 54,2% do capital da Light S.A. São acionistas da RME a AG Concessões, a Cemig, o Luce Brasil e a Pactual Energia Participações, com participações iguais na companhia.
LIGHT é formado pela RME com 54,2% do capital total da Companhia, pelo BNDESPar 31,4%, pela francesa EDF 6,8%, e os 7,6% restantes continuam em livre circulação (free float) no mercado.

Rodovias:
A AG Concessões atua no segmento de rodovias através de sua participação no bloco de controle da Companhia de Concessões Rodoviárias (CCR).
CCR é: 1) AG Concessões, 2) Camargo Corrêa Transportes, 3) Serveng–Civilsan (fundadores da companhia) e 4) a empresa de capital português Brisa.
Sistema Anhangüera–Bandeirantes (AutoBAn);
Rodovia Presidente Dutra (NovaDutra);
Sistema Castello Branco–Raposo Tavares (ViaOeste);
ligação Curitiba–Ponta Grossa–Apucarana–Jaguariaíva (Rodonorte);
Ponte Rio–Niterói (Ponte S.A.); e
Rodovia dos Lagos – ligação Rio Bonito–São Pedro da Aldeia (Via Lagos)

Telecomunicações
A Contax Participações S.A. controla diretamente a TNL Contax S.A.

PONTE S.A.
Camargo Corrêa
Andrade Gutierrez
Serveng Civilsan
Odebrecht
SVE Participações
Brisa

Nova Dutra
Camargo Corrêa
Andrade Gutierrez
Odebrecht
Serveng Civilsan

Vida de Gado, por Adriana Facina - Retirado do Site: www.fazendomedia.com


13.06.2008 Vida de gado

Vocês que fazem parte dessa massa

Que passa nos projetos do futuro

É duro tanto ter que caminhar

E dar muito mais do que receber

E ter que demonstrar sua coragem

À margem do que possa parecer

E ver que toda essa engrenagem

Já sente a ferrugem lhe comer

Êh, oô, vida de gado

Povo marcado

Êh, povo feliz!

Lá fora faz um tempo confortável

A vigilância cuida do normal

Os automóveis ouvem a notícia

Os homens a publicam no jornal

E correm através da madrugada

A única velhice que chegou

Demoram-se na beira da estrada

E passam a contar o que sobrou!

Êh, oô, vida de gado Povo marcado

Êh, povo feliz!
O povo foge da ignorância

Apesar de viver tão perto dela

E sonham com melhores tempos idos

Contemplam esta vida numa cela

Esperam nova possibilidade

De verem esse mundo se acabar

A arca de Noé, o dirigível,

Não voam, nem se pode flutuar

Êh, oô, vida de gado

Povo marcado

Êh, povo feliz!

"Admirável gado novo", de Zé Ramalho

Na semana passada tive de passar pela experiência que é rotina para milhares de pessoas que utilizam os serviços das Barcas S.A.: fazer a travessia para Niterói em horário de rush. Todos que vivem isso sabem: filas imensas, passageiros em pé por superlotação, desrespeito ao direito de grávidas, portadores de deficiências e idosos, gente passando mal por causa da aglomeração na estação, barcas sem ventilação adequada, já apelidadas de saunas ambulantes pelo povo, passagens muito caras (2,50 a viagem). A polícia sempre mobilizada, com carros estacionados nas estações, a postos para defender o monopólio de uma possível e justificada revolta popular. Afinal, isso não seria algo novo. É só lembrarmos, por exemplo, da Revolta da Cantareira, ocorrida em 1961, que incendiou a cidade de Niterói.
A empresa Barcas S.A. transporta mais de uma milhão e meio de passageiros todos os meses, segundo estatísticas publicadas em seu site. Com a passagem a 2 reais e 50 centavos, mais aluguel de espaços para lojas e lanchonetes nas estações e dentro das próprias barcas, bem como a venda de espaços de publicidade, pode-se perceber que o faturamento é realmente apetitoso. De transporte popular, com preços baixos, a barca tornou-se um amálgama pós-moderno de consumo, velocidade e limpeza estética supostamente civilizados com a barbárie expressa na superlotação, no desconforto e na insegurança. Vendedores de jornais não podem mais anunciar as notícias do dia, o que não deixava de ser uma forma de comunicação popular. Pregadores não podem mais fazer seus discursos. Ninguém está autorizado a cantar, batucar, fazer performances que marcavam a antes divertida viagem. Nem sequer a paisagem da Baía de Guanabara se desvenda nas janelas da nova gaiola.
Agora temos pães de queijo com mate, limpinhos e caros, jornaleiros mudos, moças de shortinho vendendo bebidas e um povo mudo indo para casa ou para o trabalho. Acho que esse ambiente ascético cumpre um papel ideológico também. Sob a aparente civilidade das novas barcas, é mais difícil interagir, trocar experiências e se revoltar contra os absurdos gerados pela associação de serviço de má qualidade, com altos preços, sustentados por uma generosa complacência do poder público.
Nos ônibus, a mesma coisa. Mais limpos e à vezes até com ar condicionado, levam motoristas transformados também em cobradores, cuja atenção no trânsito têm de ser dividida com a tarefa de receber dinheiro e dar troco corretamente. Em Niterói, uma das passagens proporcionalmente mais caras do Brasil, pois se cobra 2 reais por percursos muito curtos, algumas empresas transformaram seus ônibus em verdadeiras arapucas, com somente uma entrada de passageiros e janelas estreitas, que colocam os passageiros em risco em caso de acidente. Alguns ônibus da empresa Fortaleza, linha 53, motoristas-trocadores, têm uma roleta muito pequena e freqüentemente vejo pessoas entaladas, com dificuldades de transpô-las e, como os bancos e suportes de mãos ficam muito distantes, tropeçando quando o ônibus arranca. Estranhamente, os muitos fones de ouvido que vejo nos ônibus me parecem ter algo a ver com as poucas reclamações e expressões de indignação com essa situação.
Esse sistema de transporte público também ameaça o direito de ir e vir. O preço abusivo das passagens contribui de modo decisivo para a criação de guetos nas cidades, pois se locomover é algo cada vez mais dispendioso e difícil. São muitos os jovens da periferia do Rio de Janeiro que não conhecem o centro da sua cidade, que nunca circularam para além das imediações dos seus bairros, que são privados do direito de buscar trabalho, lazer e novos horizontes.
Desnaturalizar esse transporte desumanizado, questionar e protestar contra os administradores dessa nossa cotidiana vida de gado é fundamental para qualquer projeto político que se queira realmente popular e transformador.

sexta-feira, 20 de junho de 2008

próximas atividades:

dia 26/06 - Panfletagem pela Manhã em Niterói/RJ

dia 08/07 -Panfletagem pela Manhã em Niterói/RJ

Quem manda:

Barcas S.A:
Wilson Sons de Administração e Comércio Ltda. (Av. Rio Branco, 25 5º Andar);
Construtora Andrade Gutierrez S.A (Rua dos Pampas, 484 – BH);
Auto Viação 1001 Ltda.;
RJ Administração e Participação S.A

sendo que:

O Grupo JCA controla:
Auto Viação 1001
Auto Viação Catarinense
Rápido Ribeirão Preto
Viação Cometa
Rápido Macaense
Expresso do Sul

A Wilson Sons de Administração e Comércio Ltda. é controlada pela empresa Ocean Wilsons Limited que é controlada pela empresa Ocean Wilson Holdings Limited, esta empresa é sediada nas Bermudas e cotada na Bolsa de Valores de Londres e Bermudas.
Possuem estaleiros e mantém negócios em portos públicos e privados, além de um terminal de logística offshore. A Wilson, Sons detém concessões para operar dois dos principais terminais portuários de container do Brasil, o Tecon Rio Grande, localizado no Porto de Rio Grande, no Estado do Rio Grande do Sul, e o Tecon Salvador, localizado no Porto de Salvador, no Estado da Bahia.
Saveiros: Albatroz, Gaivota e Fragata.
Logística Multimodal em: Fortaleza, Recife, Salvador, Camaçari,Betim, Uberlândia, Rio de Janeiro, Santos, Paranaguá e Rio Grande.
Logística de Armazenamento e DistribuiçãoLogística de Comércio Internacional. Desde 1994, a Allink Transportes Internacionais consolida cargas marítimas. W.Cargofreight Logística foi criada a fim de dar suporte ao Grupo Wilson, Sons na área de logística internacional, integrando as diversas etapas de processo logístico.
Têm 67 rebocadores.
É dona da empresa Saveiros Camuyrano Serviços Marítimos Ltda.
A Companhia Navegação das Lagoas e Companhia Navegação das Lagoas do Norte são controlados pela Vis Limited que é controlado pela Ocean Wilsons Limited. Wilson Sons de Administração e Comércio Ltda, empresa Holding do Grupo Wilson, Sons no Brasil, e controladora da Requerente Saveiros.

e Andrade Gutierrez participa do Concessionária Ponte S.A. e Nova Dutra S.A

O ATO DE 2005...




2005 - A RESISTÊNCIA CONTINUA...

O DARS-CS (Diretório Acadêmico Raimundo Soares – Ciências Sociais) vem por meio deste comunicado esclarecer à população e aos usuários dos serviços das BARCAS S/A o ato que ocorreu no dia 29 de junho. Depois de vários aumentos abusivos das passagens de barcas e ônibus, os estudantes resolveram organizar uma manifestação reivindicando a diminuição das tarifas das barcas. Organizamos uma passeata que saiu da Universidade Federal Fluminense em direção as BARCAS. Tínhamos a intenção de chamar a atenção da população para o aumento abusivo que a Companhia BARCAS S/A vem promovendo todos os anos. Só neste ano a companhia já conseguiu dois aumentos; de R$ 1,80 para r$ 1,85 e, agora, para R$ 2,00. Assim, organizamos uma manifestação. Como resposta, levamos cacetadas e fomos ameaçados com armas de fogo. Seguranças armados, incluindo funcionários à paisana, distribuíram golpes entre estudantes e usuários das barcas que apoiaram a manifestação. Alguns estudantes foram acusados de agressão e depredação do patrimônio pelos seguranças, uma MENTIRA inventada pelas BARCAS S/A. Os usuários presentes puderam observar que em nenhum momento depredamos o patrimônio da EMPRESA, que é, na verdade, uma concessão do povo às BARCAS S/A. Além disso, fotos cedidas por um fotógrafo free lancer, que estava no local, mostram o momento em que o estudante Bernardo, internado com coágulo cerebral, foi agredido na cabeça por um funcionário à paisana, que fugiu quando percebeu a chegada da Polícia Militar. As fotos mostram ainda o uso de revólveres para intimidar os manifestantes, várias outras cenas de agressão, e cenas dos próprios funcionários da empresa depredando as roletas. Todas as fotos estão disponíveis no site www.midiaindependente.org , para quem quiser ver. Apesar das queixas dos seguranças, só houve ferimentos sérios entre os estudantes. Além do estudante que foi hospitalizado, outro colega teve perfuração do tímpano, provocada, segundo laudo do IML, por pancada no ouvido, e muitos outros sofreram escoriações na cabeça, braços, pernas e boca. A truculência das BARCAS S/A contra os estudantes e trabalhadores presentes na manifestação não pode ficar por isso mesmo. Exigimos que a BARCAS S/A revele imediatamente o agressor do estudante Bernardo Rafael ! Queremos justiça pelas agressões sofridas. As falsas acusações não silenciarão a voz daqueles que já cansaram de pagar até o que não têm pelo direito de ir e vir. Continuaremos com a pressão pela diminuição dos preços das barcas. Não há como a Barcas S/A permanecer com o exorbitante lucro mensal de R$ 2 milhões às custas de estudantes que, devido ao aumento, já não podem freqüentar as aulas regularmente. Agradecemos a população pelo apoio no dia 29 de junho. Só assim, unidos, poderemos conquistar nossos direitos!
PELA REDUÇÃO DAS TARIFAS DAS BARCAS !
POR JUSTIÇA E SOLIDARIEDADE AOS ESTUDANTES FERIDOS!

HISTÓRICO 2005

ATO PELA REDUÇÃO DAS TARIFAS DE BARCAS E ÔNIBUS DIA 29 DEJUNHO EM NITERÓI RJ

Aos Usuários de Transporte Público,
O aumento abusivo da tarifa das barcas e dos ônibus vem, mais uma vez, sugar o dinheiro de estudantes e trabalhadores que dependem diariamente desses serviços para chegar aos seus locais de estudo e trabalho. Os aumentos não correspondem à realidade da maioria da população, que recebe baixos salários e não possui outra alternativa de transporte. Essa falta de alternativas garante lucros cada vez maiores para as empresas que, aumento atrás de aumento, oprimem os usuários. Tudo isso com a conivência de prefeitos, governadora e secretários que defendem os interesses das empresas às custas dos estudantes e trabalhadores. Até os idosos estão perdendo seu passe-livre! Em São Gonçalo os micro-ônibus já não param para recebê-los. A sede pelo lucro não tem limites! Até os próprios trabalhadores dessas empresas são explorados (como os motoristas de micro-ônibus que trabalham por dois e recebem menos do que os outros motoristas).
Como não acreditamos que as autoridades defenderão nossos interesses, estamos repetindo o ato de 2003, quando conseguimos baixar a tarifa das barcas de R$ 1,50 para R$ 1,00. Convocamos toda a população para, como em Salvador e Florianópolis, expressar sua revolta no ATO do DIA 29 DE JUNHO, no CENTRO de NITERÓI. CONCENTRAÇÃO: BANDEJÃO da UFF, CAMPUS do GRAGOATÁ às 17:00 Hs

Reivindicamos:
• Garantia do Passe-Livre para Idosos !!!
• Passe-Livre Geral e Irrestrito para Estudantes Secundaristas e Universitários !!!
• Redução de Tarifas Já !!!
• Fim das Catracas Eletrônicas !!!
• Bicicletário Gratuito nas Barcas (até as bicicletas pagam passagem) !!!
• Melhores Condições de Trabalho!(6H de Trabalho sem diminuição dos Salários!) !!!

HISTÓRICO DE LUTA - 2003

REAJA!

* Você sabia que os donos da concessão das Barcas também controlam a Ponte Rio-Niterói e são donos da viação 1001 e de outras empresas de ônibus?
* Quando (e de quanto) foram os últimos aumentos dos funcionários das Barcas S/A?

* Quem será que ganha com o aumento da tarifa das Barcas de R$1,50 para R$1,80?

Em menos de um ano sofremos mais um ataque da máfia dos transportes, que com desculpas furadas, jogou o preço (já absurdo!) para as alturas; se aproveitando da importância do transporte marítimo entre Niterói e o Rio . Sofremos constantemente esses ataques com aumentos das barcas e do transporte em geral, enquanto o salário não se altera e até parece que diminui. Estudantes, idosos e deficientes físicos têm o direito à gratuidade atacados. Dessa forma, o simples direito de ir e vir é cada vez mais difícil. As barcas, como os transportes em geral, são concessão pública e foram privatizadas. Desde então, os aumentos são cada vez mais descontrolados. Caberia ao governo regular os preços e os serviços prestados, mas isso não tem sido feito. Se calcularmos o aumento de 30 centavos sabemos o peso que terá no nosso bolso, mas não sabemos qual será o lucro obtido. Não deixemos que esse assalto continue impune! Vamos todos à rua protestar contra esta indignidade e exigir do governo do Estado do Rio de Janeiro uma medida urgente.
CHEGA DE EXPLORAÇÃO! SÓ A LUTA PODE GARANTIR OS NOSSOS DIREITOS! DIA 11/06/2003 - CONCENTRAÇÃO NA CANTAREIRA às 16h

A Andrade Gutierrez

Andrade Gutierrez Participações S.A - Os acionistas da AG Concessões são a Andrade Gutierrez Participações S.A, que detém 77,8% do capital da companhia, o International Finance Corporation (IFC) - braço do Banco Mundial (BIRD) para o setor privado, com 13,6%, e a Fundação Atlântico com 8,6% do capital.

Energia:
RME – Rio Minas Energia e Participações S.A. que detém 54,2% do capital da Light S.A. São acionistas da RME a AG Concessões, a Cemig, o Luce Brasil e a Pactual Energia Participações, com participações iguais na companhia.
LIGHT é formado pela RME com 54,2% do capital total da Companhia, pelo BNDESPar 31,4%, pela francesa EDF 6,8%, e os 7,6% restantes continuam em livre circulação (free float) no mercado.

Rodovias:
A AG Concessões atua no segmento de rodovias através de sua participação no bloco de controle da
Companhia de Concessões Rodoviárias (CCR).
CCR é: 1) AG Concessões, 2) Camargo Corrêa Transportes, 3) Serveng–Civilsan (fundadores da companhia) e 4) a empresa de capital português Brisa.
Sistema Anhangüera–Bandeirantes (AutoBAn);
Rodovia Presidente Dutra (NovaDutra);
Sistema Castello Branco–Raposo Tavares (ViaOeste);
ligação Curitiba–Ponta Grossa–Apucarana–Jaguariaíva (Rodonorte);

Ponte Rio–Niterói (Ponte S.A.); e
Rodovia dos Lagos – ligação Rio Bonito–São Pedro da Aldeia (Via Lagos)

Telecomunicações
A Contax Participações S.A. controla diretamente
a TNL Contax S.A.

quinta-feira, 19 de junho de 2008

Mais um aumento...

Como anunciado pelo Comitê em uma atividade de panfletagem nas barcas/Niterói, a empresa aumentou a passagem para R$ 2,50. Mais um abuso por parte da empresa. Mais do que nunca é preciso agir, protestar contra esses seguidos aumentos que contam com a conivência do estado.