segunda-feira, 23 de junho de 2008

Os Aumentos e as Resistências

2002 – R$ 1,50
2003 – as Barcas anunciam o aumento para R$ 1,80 das passagens.
11 de Junho de 2003 primeiro ato das Barcas realizado majoritariamente por estudantes do Instituto de Ciências Humanas e Sociais da Universidade Federal Fluminense (ICHF –UFF) que foi organizado pelo Diretório Acadêmico Raimundo Soares – Ciências Sociais (DARS-CS). O chamado “Pulão”, os estudantes pulam as catracas e protestam dentro do terminal. Há um redução das passagens para R$ 1,00.
No final do ano final do ano a empresa começa a aumentar progressivamente a passagem, elevando até R$ 1, 80. Realiza horários “promocionais”, de menor fluxo, a R$ 1,50.
2004 – A Empresa mantém o preço autorizado em 2003, R$ 1,80. É criado pelos Estudantes o Comitê de Luta contra a Máfia dos Transportes.
2005 – Novo aumento, agora para R$ 2,00. Estudantes do ICHF –UFF, através do DARS-CS e do comitê organizam ATO nas BARCAS, organiza-se uma ocupação do terminal que ganha apoio popular. Seguranças, inclusive armados, enfrentam os estudantes. Um estudante é ferido e outros saem com escoriações. As Barcas acusa um estudante de agressão aos seguranças, e a polícia resolve “levar” o estudante. Todos os manifestantes, em torno de 60 vão para delegacia. São realizados novos atos públicos em frente ao terminal.
2006 – Novo aumento para R$ 2,10. Realizada panfletagens pelo comitê.
2007 – Novo aumento para R$ 2,30. Realizada Panfletagens.2008 – Novo aumento para R$ 2,50. Realizada Panfletagens.


A Barcas S.A foi a concessionária vencedora do processo de privatização realizado no governo Marcello Alencar (1994-1998). Abaixo a composição acionária das Barcas S.A e algumas informações sobre seus sócios. Em 12 de Fevereiro de 1998 a CONERJ transformou-se em Barcas S.A. Seus acionistas são:

Wilson Sons de Administração e Comércio Ltda. (Av. Rio Branco, 25 5º Andar);
Construtora Andrade Gutierrez S.A (Rua dos Pampas, 484 – BH)
Auto Viação 1001 Ltda.
RJ Administração e Participação S.A

A Wilson Sons de Administração e Comércio Ltda. é controlada pela empresa Ocean Wilsons Limited que é controlada pela empresa Ocean Wilson Holdings Limited, esta empresa é sediada nas Bermudas e cotadoana Bolsa de Valores de Londres e Bermudas. Ainda possuem estaleiros. A companhia mantém negócios em portos públicos e privados e possui um terminal de
logística offshore.
A Wilson Sons detém concessões para operar dois dos principais terminais portuários de container do Brasil, o Tecon Rio Grande, localizado no Porto de Rio Grande, no Estado do Rio Grande do Sul, e o Tecon Salvador, localizado no Porto de Salvador, no Estado da Bahia

Saveiros: Albatroz, Gaivota e Fragata.

Logística Multimodal em: Fortaleza, Recife, Salvador, Camaçari, Betim, Uberlândia, Rio de Janeiro, Santos, Paranaguá e Rio Grande.

Logística de Armazenamento e Distribuição
Logística de Comércio Internacional. Desde 1994, com a Allink Transportes Internacionais consolida cargas marítimas e W.Cargofreight Logística foi criada a fim de dar suporte ao Grupo Wilson, Sons na área de logística internacional, integrando as diversas etapas do processo logístico.
67 rebocadores

Companhia Saveiros Camuyrano Serviços Marítimos Ltda.

Companhia Navegação das Lagoas e Companhia Navegação das Lagoas do Norte são controlados pela Vis Limited que é controlado pela Ocean Wilsons Limited. Wilson Sons de Administração e Comércio Ltda, empresa Holding do Grupo Wilson, Sons no Brasil, e controladora da Requerente Saveiros.


Grupo JCA
Auto Viação 1001
Auto Viação Catarinense
Rápido Ribeirão Preto
Viação Cometa
Rápido Macaense
Expresso do Sul

Construtora Andrade Gutierrez S.A

Andrade Gutierrez Participações S.A - Os acionistas da AG Concessões são a Andrade Gutierrez Participações S.A, que detém 77,8% do capital da companhia, o International Finance Corporation (IFC) - braço do Banco Mundial (BIRD) para o setor privado, com 13,6%, e a Fundação Atlântico com 8,6% do capital.

Energia: RME – Rio Minas Energia e Participações S.A. que detém 54,2% do capital da Light S.A. São acionistas da RME a AG Concessões, a Cemig, o Luce Brasil e a Pactual Energia Participações, com participações iguais na companhia.
LIGHT é formado pela RME com 54,2% do capital total da Companhia, pelo BNDESPar 31,4%, pela francesa EDF 6,8%, e os 7,6% restantes continuam em livre circulação (free float) no mercado.

Rodovias:
A AG Concessões atua no segmento de rodovias através de sua participação no bloco de controle da Companhia de Concessões Rodoviárias (CCR).
CCR é: 1) AG Concessões, 2) Camargo Corrêa Transportes, 3) Serveng–Civilsan (fundadores da companhia) e 4) a empresa de capital português Brisa.
Sistema Anhangüera–Bandeirantes (AutoBAn);
Rodovia Presidente Dutra (NovaDutra);
Sistema Castello Branco–Raposo Tavares (ViaOeste);
ligação Curitiba–Ponta Grossa–Apucarana–Jaguariaíva (Rodonorte);
Ponte Rio–Niterói (Ponte S.A.); e
Rodovia dos Lagos – ligação Rio Bonito–São Pedro da Aldeia (Via Lagos)

Telecomunicações
A Contax Participações S.A. controla diretamente a TNL Contax S.A.

PONTE S.A.
Camargo Corrêa
Andrade Gutierrez
Serveng Civilsan
Odebrecht
SVE Participações
Brisa

Nova Dutra
Camargo Corrêa
Andrade Gutierrez
Odebrecht
Serveng Civilsan

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