quinta-feira, 28 de fevereiro de 2008

Histórico do Comitê de Luta Contra a Máfia do Transporte


O Comitê de Luta Contra a Máfia do Transporte é uma espaço aberto a participação de estudantes, trabalhadores, donas de casa, desempregados e camelôs para articulação da luta contra as empresas de transporte em Niterói, São Gonçalo e Região Metropolitana, que aumenta a cada dia as tarifas.
Esse comitê tem como objetivo propor e fazer ações que consiga diminuir o preço das passagens de ônibus e barcas e, além disso, acabar com o Monopólio do Transporte Público nas cidades de Niterói e São Gonçalo. O Comitê é um processo de luta. Criado em 2004, após a 1º Manifestação das Barcas, organizadas em 2003 majoritariamente por estudantes da UFF, com o objetivo de manter uma união e organicidade daqueles estudantes dispostos a se unir contra o aumento abusivo do preço das Barcas e dos ônibus.
O Comitê ainda organizou um outro ato em 2005, e depois só veio a retomar suas atividades no ano de 2006, realizando um ato na cidade de Niterói e diversas panfletagens no terminal de ônibus do município. No ano de 2007, novamente realizamos panfletagens e colagens pela cidade de Niterói.
O Comitê funciona de forma aberta, ou seja, todos que estejam interessados nessa luta podem participar, e tem Grupo de Trabalho, para organizar as ações, estabelecer contatos com movimentos sociais e pesquisar a situação do transporte público em São Gonçalo, Niterói e Rio de Janeiro.
O Comitê é autônomo, ou seja, não está vinculado a nenhuma organização, movimento social e partido político. È um movimento reivindicativo que tem como principio de luta a ação direta, e não articulação de cúpula entre lideranças, sejam elas partidárias, comunitárias ou estudantis.
Acreditamos que o único meio de conseguirmos lutar contra a Máfia do Transporte, contra o aumento abusivo dos preços das tarifas de ônibus é com a união de estudantes e trabalhadores, só com as nossas próprias mãos conquistaremos nossas reivindicações.
Estudantes e Trabalhadores venham participar das reuniões do comitê e organizar a luta pela diminuição do preço das tarifas, contra a máfia do transporte e pelo passe livre.